sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Documentário sobre Waldick Soriano coloca sertão baiano no mapa

MARCUS PRETO
Enviado especial a Caetité (BA)

Já era a quinta ou sexta pergunta que começava exatamente do mesmo jeito. "Oi, Patrícia. Eu também gostaria de dizer, como cidadão caetiteense, que é um orgulho para a nossa cidade poder contar aqui com a presença ilustre da maior atriz brasileira dos tempos de agora. Uma das maiores. O que eu queria saber era se..."

Filme sobre Waldick Soriano estreia em SP nesta sexta-feira

A dúvida era o de menos. O que importava de fato para aqueles jornalistas, e isso eles deixavam escapar em cada tremida nervosa de voz, era fazer o tal agradecimento.

Diretora do filme "Waldick Soriano - Sempre no Meu Coração", ela, "a maior atriz brasileira dos tempos de agora", estava incluindo a desconhecida Caetité no mapa do Brasil. Era mais ou menos isso o que eles queriam dizer. Ver documentada em filme a história do filho mais famoso daquela terra fazia com que cada um ali se sentisse também lembrado, representado, importante, vivo. E isso fazia um bem danado para a autoestima da cidade toda.

Ricardo Prado/Divulgação
O documentário de Patrícia Pillar sobre o cantor Waldick Soriano é projetado na tela redonda da Praça da Catedral, em Caetité
O documentário de Patrícia Pillar sobre o cantor Waldick Soriano é projetado na tela redonda da Praça da Catedral, em Caetité

Era uma noite gelada de quinta-feira, 13 de agosto último. Estavam, os jornalistas e Patrícia Pillar, em uma coletiva de imprensa no anfiteatro da Casa Anísio Teixeira, no Centro de Caetité. Para chegar ali, a atriz/diretora teve que viajar por quase 12 horas.

Primeiro, um voo do Rio, onde mora, a Salvador. Depois, outro, em avião de 30 lugares, até Vitória da Conquista, interior da Bahia. Por fim, enfrentou mais de quatro horas em uma van numa estrada tão esburacada que o velocímetro não ultrapassava os 30 km/h.

A viagem sofrida tinha um sentido emocional. Depois de algumas exibições em festivais e em canais de TV a cabo, seu filme sobre Waldick Soriano (1933-2008) finalmente ganharia os cinemas --mas só os de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. Nada mais justo que a cidade do documentado fosse a escolhida para a pré-estreia, em sessão ao ar livre na Praça da Catedral.

"Não sei quantas pessoas vieram, não. A gente estava cuidando aqui, mas não conseguiu contar", (não) informava um policial, pouco antes da projeção. Seu colega dava o palpite: "Pelo que eu vejo tem aqui umas 6.000 pessoas, porque a praça está bem lotadona".

Se o chute dele estava mesmo certo, mais de 10% da cidade --Caetité tem aproximadamente 50 mil habitantes-- haviam baixado ali para ver o filme. O filme? "Patrícia, cadê você, eu vim aqui só pra te ver!"
Quem puxava o coro, que repercutia em toda a praça, era o grupo de meninas que chegou bem cedo para ficar mais perto do palco. "A gente queria tirar uma foto com a Flora, me leva lá?", pedia uma delas, mostrando a câmera digital e cartazes com a foto da atriz, a quem quer que tivesse alguma pinta de estar envolvido com o evento. Flora, no caso, é o nome da vilã interpretada por Pillar na última novela das oito.

Depois de um pequeno discurso da diretora, que, tímida, resumiu sua relação com Waldick e "os mistérios que rondaram nossos silêncios e eu nunca quis quebrar", o vozeirão do cantor toma a praça, enquanto sua imagem surge na tela --redonda-- lá no alto.

O coro foi murchando, as câmeras entraram nas bolsas, as fotos de Flora foram para o chão. Caetité fez silêncio. Era hora de se assistir no cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário